Nem sempre tudo são belas paisagens, ótima comida e vinho. Se algo acontecer e precisar de assistência você vai contar com a medicina pública italiana. Eu, por força do meu tratamento, estou passando um período de 2 semanas em um hospital público.
Estou em um dos mais conhecidos que é o Ospedale Santa Orsola Malpighi em Bologna ligado a Universidade mais antiga do mundo em um enorme complexo.
Para contar como são, temos que evitar as comparações com um Albert Einstein ou Sírio-Libanês em SP, afinal trata-se de medicina pública. Os luxos realmente não existem. Quartos comunitários (eramos em 5 no quarto mas geralmente são para 2), chuveiro fora do quarto, comida sofrível, TV em uma salinha minúscula , lençóis velhos com troca semanal.
Por outro lado não vi falta de material ou equipamentos e muito menos filas enormes ou pessoas em macas por corredores, o que aqui, me parece, seria impensável. Acho até o clima bem calmo.
Obviamente a questão chave é a capacidade dos médicos, especificamente no meu caso sei que estou nas melhores mãos, razão de minha vinda para a Itália. Pena que não consigo analisar a eficiência dos demais casos. Perdi a oportunidade de explorar este tema com um estudante de medicina carioca que estava por ali.
O lado crítico parece ser o agendamento dos exames onde às vezes o paciente fica internado esperando por um exame que será feito apenas depois de dois dias.
Não sei como seria aí nos hospitais públicos, mas creio que é bem mais complicado que isto.
Não sei como seria aí nos hospitais públicos, mas creio que é bem mais complicado que isto.
Fica difícil explicar a eles que temos ao mesmo tempo o melhor e o pior. Toda vez que tento me sinto mal em dizer que o melhor é apenas para privilegiados mas que a maioria tem uma assistência médica bem inferior à deles. Me olham e apenas conseguem dizer " mas é tão injusto!"
Para os turistas brasileiros que queiram ter cobertura médica no caso de emergências, existe um acordo entre a Itália e o Brasil, saiba mais clicando no blog Minha Saga; Cidadania Italiana, que é super útil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e dê também suas dicas italianas. Seja benvindo!