No final de Outubro acontece em Turim , Itália, uma das maiores feiras de alimentos e gastronomia do mundo. Trata-se do Salone Del Gusto, certamente um programa imperdível com um leque enorme de eventos , atividades , expositores prioritariamente italianos mas com relevante quantidade de outras partes do mundo.
Esta feira acontece a cada dois anos e Turim foi escolhida como protagonista por ser uma cidade atraente e pouco conhecida infelizmente, tida por alguns como a "Toscana sem turistas" mas especialmente pela excelência dos produtos alimentícios dessa região, entre eles os trufas de Alba, queijos piemonteses, os Funghi Porcini, vinhos excelentes como Barbaresco e Barolo além da existência da mais prestigiada escola italiana de culinária: a Universidade de Pollenzo vinculada ao movimento SlowFood. Tal iniciativa nasceu aqui no Piemonte, é equivocadamente vista como um comportamento à mesa mas que na verdade diz respeito a um modo de viver e de se alimentar que abrange desde a recuperação de atividades agrícolas e artesanais de alimentos em via de extinção, a busca do resgate da dignidade do pequeno produtor, a educação de consumidor , práticas de plantio de hortas nas escolas e outras atividades.
A feira compreende a exposição e degustações em estandes de produtos italianos e tem por objetivo fazer o visitante conhecer a biodiversidade e gastronomia de cada região da Itália. Inclui ainda uma área internacional dedicada a África e Ásia propondo uma cozinha étnica e de street food.
Os visitantes podiam contar com apoio de um personal shopper para sua instrução, nesse gostoso percurso de conhecer os segredos da gastronomia italiana.
Não pode faltar uma enoteca, que na ocasião que fomos contava com mais de 1200 etiquetas de produtores ligados a SlowWine cujo "trabalho nos vinhedos é envolvido por paixão , respeito à cultura rural e ética na produção".
Um dos pontos altos dessa feira foram os 127 eventos, para os quais havia necessidade de reservas prévias, de degustação de aceto balsamico, vinhos Barolo, cafés, Terroir de Portugal , etc.. que custavam de 12 a 60 euros. Havia ainda 15 apresentações de aulas magnas com renomados chefs incluindo alguns brasileiros como Ana Soares ( mesa, SP), Mara Salles (Tordesilhas, SP) e Roberta Sudbrack ( RJ) e 12 aulas práticas de culinária .
Decidi participar de um evento de degustação sobre vinhos feitos em altas altitudes e de uma aula de culinária onde aprendi a fazer gnocchi de polenta com sugo de sardinha e alici, cuja intenção era inclusive usar o restante de uma eventual polenta feita anteriormente, sempre no combate ao desperdício.
Gostei dos dois , muito bem estruturados e organizados.
A degustação de vinhos envolveu 6 vinhos, todos feitos em altitudes consideradas na teoria exageradas para a produção de vinhos porém foi uma agradável surpresa e o ponto alto foi um vinho branco da região do Vale D'Aosta chamado Blanc De Morgex Et De La Salle.
Quanto a aula de culinária o final incluiu degustarmos a própria receita acompanhada de um bom vinho branco seco do Piemonte. As opções de idioma foram o italiano e o Inglês.
A receita é bastante simples , basta fazer os gnocchi com uma polenta já feita adicionando um ovo e farinha de trigo para cada porção até que a massa não grude mais nas mãos. A partir dai um sugo de tomate é refogado e acrescido da sardinha sem espinhos e do alici (2 pedaços de cada/ porção ). Levar os gnocchi para cozinhar até que venham à superfície e pronto, temos o gnocchi al ragu de sardinha e alici muito saboroso e bem acompanhado pelo vinho branco seco .
Reforçando ainda o caráter social e democrático do SlowFood tiveram lugar 74 diferentes conferências com pequenos produtores de todo o mundo ( atividade conhecida como Terra Madre), muitos dos quais sob tutela deste maravilhoso movimento.
Fechando esse programa com todo bom gosto, faltaria apenas um tour por essa bela cidade que é Turim e pelo Piemonte que abriga a região enogastronômica italiana mais em voga na atualidade , Le Langhe. Nos vemos na feira em 2014?





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e dê também suas dicas italianas. Seja benvindo!