Turim cidade fantástica

Conheça Turim e o Piemonte na visão de uma nova piemontesa.
Me contatem através do comentário, não esquecendo seu email.

30 de maio de 2010

Torino: Parada Obrigatória

Recebemos, como sabem,  há algumas semanas alguns amigos. Assim, voltamos aos mesmos pontos de Torino, os quais para ser sincera não me canso de mostrar.

Torino é uma bela cidade como já escrevi. Muito limpa, arborizada e cheia de recursos. Único ponto negativo que encontrei até agora é o clima sempre mais úmido e fechado do que em Pinerolo.



O comércio é excelente, os monumentos e museus bonitos e interessantes.
Não perca a Mole Antonelliana que é o símbolo da cidade , uma construção belíssima , diferente de tudo que já vi. Dentro funciona o Museu do cinema cujo ponto alto é um elevador todo de cristal que permite uma visão a 360 graus e sobe num vão livre até um mirante, onde se vê toda a cidade. Para melhorar tem um ótimo e lindo café no térreo , numa feliz ambientação moderna não devendo em nada aos bons museus parisienses. Considero imperdível.



Outras atrações são:
  • O Museu egípcio , o primeiro maior museu deste tema da Europa.  Interessante saber que Torino foi fundada por um príncipe egípcio. 
  • O Palazzo Madama , com informações em vídeos e com um museu muito bem decorado e bonito.
  • O Palazzo Reale, que ainda não entrei, está em uma ótima posição. Nesse ponto encontram-se muitos turistas e estudantes dando um banho de vida ao local. É a partir dalí que se pode percorrer a Via Garibaldi com seu ótimo comércio, ou a Via Roma que une 3 praças desde a Estação de trem Porta Nova e onde se concentram as lojas das grandes marcas .
Uma dica importante para quem está de carro: embaixo destas praças  tem uma  ótima garagem subterrânea, a qual levamos um tempão para descobrir , o que nos desmotivava de ir até Torino de carro. A entrada é pela praça Carlo Felice em frente à estação de trem  citada acima. Atenção que Torino possui 3 estações de trem diferentes , o que pode ser fruto de muita confusão.
  • Existe ainda o passeio obrigatório na beira do Rio Pó , na altura da praça Vittorio Emanuele , é aí que vc vai entender o porquê do torinese considerar a cidade "a Paris da Itália". 

    • O Parque Valentino que se situa ao longo do rio e onde vários torineses vão passear , andar de bicicleta na longa ciclovia ou fazer canoagem no rio despoluído, sem ter medo de ser assaltado ( ao menos durante a luz do dia)  o que já vale todo o passeio. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário e dê também suas dicas italianas. Seja benvindo!