Turim cidade fantástica

Conheça Turim e o Piemonte na visão de uma nova piemontesa.
Me contatem através do comentário, não esquecendo seu email.

29 de setembro de 2010

O Movimento Slowfood e o conceito KM 0

Recebi hoje um material que comentava sobre o movimento "Slowfood" e achei interessante abordar o tema,  uma vez que o movimento nasceu aqui perto e vai bem além de ser apenas uma contraposição ao "Fastfood" na hora de comer. Isto é, não promove o ato de comer lento e com tranquilidade ou pelo menos não é só isto. 
Na verdade, o site oficial define que a filosofia é de: redescobrir o prazer alimentar, aprendido, sensível, condividido e responsável. 
Para se aproximar desta conquista , que deve ser de todos, é necessário antes de mais nada refletir sobre a lentidão, recuperar o ritmo existencial compatível com a qualidade de vida que deve ser total. ( Usei aqui de liberdade de traduzir texto do site em italiano www.slowfood.it ) . 
E assim engloba as técnicas culinárias, a sustentabilidade, o ganho financeiro que deve ser digno...e por aí vamos. 
Portanto é muito mais do que se inventar uma cadeia de restaurantes onde se fica por toda a tarde usufruindo dos prazeres de comer...sinto desiludir os gulosos!  Se quiser conhecer mais em Inglês  www.slowfood.com

Dentro deste panorama tem surgido em algumas mídias escritas um termo interessante dito aqui : "Produtos KM 0", que significa a proximidade entre a produção e o consumo, umas das premissas do "Slowfood". 

Aliás, dentro do Eataly, que é uma cadeia varejista que tem por fornecedores, produtores comprometidos com o movimento "SlowFood",  você verá na embalagem um número de Km , que significa qual a distância desta loja com o produtor. 
Espero que este conglomerado Eataly continue tornando possível a existência de produtores que continuam prezando pela qualidade em detrimento à quantidade.  Algo que a despeito das belas Missões e Filosofias escritas nas empresas, não se reflete nas relações cliente/fornecedor de cadeias de varejo de alimentos em geral!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e dê também suas dicas italianas. Seja benvindo!