Turim cidade fantástica

Conheça Turim e o Piemonte na visão de uma nova piemontesa.
Me contatem através do comentário, não esquecendo seu email.

21 de fevereiro de 2011

TRENS OU CARRO: Prós e Contras

Muitas vezes ao recebermos amigos somos questionados entre a opção de trens ou aluguel do carro. 
Inicialmente posso dizer que se você tem um tempo mais restrito e vai apenas em cidades de maior porte, o trem pode ser uma ótima alternativa. Assim se evitam os altos custos dos estacionamentos (adicional de 15 a 25 euros por dia SE o hotel tiver convênio). Me lembro  em Milão que usamos um estacionamento que ao fim da tarde nos custou 80 euros!
Evita-se também as multas pois não são poucas as áreas ZTL ( zona de trafego limitado) onde não se pode circular sem permissão e ainda os rodízios que acontecem em diferentes horários e dias dependendo da cidade.  E ainda se ganha em descanso.
Nós que frequentemente vamos a Bologna optamos sempre pelo trem que cada vez oferece mais opções de alta velocidade . Para se ter uma ideia há 2 anos fazíamos o trecho Turim-Bologna em 3 hrs e meia (o mesmo tempo do carro com  média de 130 km/h) e agora o fazemos em apenas 2 horas.
Os custos porem não são NADA baixos. Nem a opção dos Eurail Pass às vezes vale a pena,  em se tratando de um número reduzido de  trechos. A compra individual direto na estação pode ser mais vantajosa economicamente.

Devemos ainda lembrar que para estes passes tem sempre um suplemento a pagar se você quiser fugir dos trens pinga-pinga. São suplementos para a reserva , por vezes obrigatória e também para o uso de trens de maior velocidade como os Intercitys e os de Alta Velocidade (AV) que podem te custar desde 10 até valores superiores a 40 euros extra para cada trecho .
Uma alternativa bem atraente é comprar diretamente no site da ferrovia do País, no caso da Itália, www.trenitalia.it. Outra opção é reservar e pagar diretamente nas maquinas de self service que possuem opções de várias línguas incluindo o Português.
As ofertas e promoções são várias, com descontos que podem chegar a 50%. Tenha em mente que falar em outra língua com o caixa da estação não é uma tarefa tão simples nas cidades de menor apelo turístico.



O carro é uma ótima opção para fazer trajetos que incluem pequenas cidades pois os horários dos trens nestes casos são bastante restritos e por vezes fazer as mudanças de trem necessárias entre um ponto e outro é bastante complicado se você tiver apenas poucos minutos ( pois seu trem italiano atrasou) para chegar ao segundo trem que está em uma plataforma  do outro lado da estação. Isto sem falar nas malas ! Haja fôlego!
uma DICA importantíssima: se você pretende rodar de carro em demais países partindo da Itália certifique-se que o navegador (se você o alugar, o que recomendo fortemente) cubra ao menos a Europa Ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e dê também suas dicas italianas. Seja benvindo!