Turim cidade fantástica

Conheça Turim e o Piemonte na visão de uma nova piemontesa.
Me contatem através do comentário, não esquecendo seu email.

14 de março de 2011

Jantar fácil e delicioso

Amigos leitores , sexta feira optamos por um  jantar bem fácil e muito gostoso aqui em casa. Segue o cardápio para eventuais idéias.

Baguette,
Queijos: Fontina, Testun al Barolo, Caprino com erbe.
O Fontina foi uma escolha duvidosa poderíamos ter escolhido melhor, talvez uma gorgonzola dolce). Fontina é um queijo muito usado para se derreter, com gosto mais acentuado que a mussarela e sua versão mais famosa vem do Valle D'Aosta.
O Testun é maravilhoso, um queijo parecido com o parmesão , um pouco mais suave e com um gosto peculiar dado pela uvas curtidas ao Barolo que o envolvem durante toda a maturação. Uma boa opção quando se quer mudar um pouco o consumo do Parmeggiano Regiano ou do Grana Padano ( bem parecidos entre si) .
É um queijo típico do Piemonte oriundo de animais leiteiros maturado por 5 meses em uvas Nebbiolo as quais fazem inclusive o vinho Barolo.



O caprino com ervas , queijo mais mole e suave mas muito saboroso. Cuidado porque existem vários graus de maturação deste queijos fazendo o gosto variar imensamente.
Uma outra ótima opção seria o Pecorino Sardo ( não o Pecorino Romano que é muito salgado e usado preferencialmente ralado) .

Frios: Copa, Lardo e Mocetta
A copa já conhecemos porém as feitas aqui sempre mais sutis, como a maioria dos frios. 
O lardo já comentei em artigo anterior (se quiser relembrar clique), um bacon não defumado cortado finíssimo que fica delicioso degustado com mel. 
A Mocetta foi a menos inspiradora , parecida com uma bresaola com a consistência mais dura. Preferiria uma mortadela ou um dos inúmeros tipos de salames.
Um ótimo artigo descrevendo os frios italianos você encontra neste link do blog Familia Attorresi, uma verdadeira aula.

Vinho: um bom Dolcetto D'Alba que é um vinho tinto mais suave, da região do Langhe, aqui no Piemonte (daí o nome dolcetto cuja tradução seria docinho) mas sem ser adocicado ou mole, isto è,  um vinho seco de baixa acidez.

Água: San Pellegrino, uma das minhas preferidas mas a maioria são ótimas. Pois é, água tem gosto e portanto temos preferências...Juro que não é frescura. As gasosas que estão em alta , bem mais naturais que as nossas, são as de baixo teor de Sódio. Para quem se interessar tem um link para um artigo em inglês de como se deve degustar e servir uma água, bastar clicar na página  Water Codex.

Para finalizar um toque bem brasileiro: Uma colherada de Doce de Leite em Lata , ótimo, daqueles não muito açucarados e com consistência super cremosa. Foi uma dica do vendedor lá no Mercadão. A marca é Viçosa.

Deu até para dar um toque no ambiente pois compramos uma lareira ecológica que não precisou de  nenhum quebra-quebra .

Um comentário:

Deixe seu comentário e dê também suas dicas italianas. Seja benvindo!