Turim cidade fantástica

Conheça Turim e o Piemonte na visão de uma nova piemontesa.
Me contatem através do comentário, não esquecendo seu email.

12 de maio de 2010

Conhecendo melhor o Valle D'Aosta

Há poucas edições atrás falei do Valle D'Aosta quando fomos levar amigos esquiar. Gostamos tanto do passeio que decidimos ir de novo com minha irmã e cunhado, explorando melhor os arredores.
Ficamos em Courmayeur pela proximidade com o Monte Bianco, mas resolvemos chegar até lá pela França de modo a passar pelo Frejus (longo túnel que atravessa os Alpes na fronteira da Itália com a França).

Antes de chegarmos lá conhecemos AlbertVille, pequena, com uma boa estrutura e bem cuidada como são todas as cidades francesas, pelo menos as situadas ao redor da fronteira com a Itália. Aproveitamos para almoçar e experimentar as típicas Galetes. que são  um tipo de panquecas abertas finas e crocantes.




Em seguida fizemos uma parada em Chamonix que foi um dos pontos altos deste passeio. Estava ainda com uma das pistas de esqui aberta e assim com um bom movimento de pessoas em seus belos cafés e bares e ótimo comércio. Não fosse nossa reserva de hotel em Courmayeur, teríamos ficado por lá.










Retornamos à Itália pelo Túnel Mont Blanc. 
Indo e voltando pelo mesmo túnel (pela Itália o túnel Monte Bianco e pela França, o Frejus) se paga uma tarifa bem reduzida. Os veículos leves e pequenos pagam um trecho cerca de 28 euros e ida/volta 35 (convenhamos que é um valor enorme para um pedágio, mas encurta a viagem em ao menos 2 horas).

Chegamos então à Entreves , próxima a Courmayeur e nos deparamos com uma agradável surpresa, a beleza e bom serviço do hotel Auberge della Maison, com seus quartos amplos , bem decorados e a vista maravilhosa. A tarifa foi bem vantajosa porque havia começado a baixa estação, com as pistas de esqui já fechadas . O lado negativo disto foi a cidade estar praticamente deserta.

Subimos no Monte Bianco que por sorte ainda estava com o teleférico funcionando (Funivia Mont Bianco, clique aqui para ver lindas fotos no site oficial), que fecharia na segunda feira seguinte. A primeira parada do teleférico é a 2200 mts que foi onde fiquei vendo a vista e tomando uma água no bar. Minha irmã e cunhado foram até a parada seguinte a 3300 mts, literalmente acima das nuvens e adoraram !( eu já tinha ido alguns anos atrás , mas desta vez resolvi poupar o pulmão). Havia ainda, alguns esquiadores  destemidos que desciam pelo Monte Bianco em pistas não controladas.


A comida também foi ótima, jantamos no La Maison de Fillipo , onde experimentei a polenta típica da região com queijo fontina derretido e que poderia ser acompanhada de diversas maneiras, com carne ou frango por exemplo.
Na volta passamos pela cidade de Aosta , em cujo centro histórico se encontram várias ruínas do Império Romano e almoçamos no simpático restaurante La Praetoria.
Um ponto interessante foi saber que Anibal o cartaginês, entrou na Itália por esta região combatendo o Império Romano com dezenas de elefantes e milhares de soldados , tendo como objetivo (frustrado) conquistar Roma. Estas informações são sempre dadas pelo meu marido que tem uma cultura de história ótima e que me faz sentir um pouquinho analfabeta neste tema !

www.montebianco.it

4 comentários:

  1. Olá Gianna, tudo bem?! Estava procurando dicas sobre o Valle D'Aosta e Monte Bianco e encontrei o seu Blog (parabéns por ele diga-se de passagem!!! mto bom!!!)...Estou planejando visitar o Monte Bianco e gostaria de algumas dicas (se for tudo bem pra vc): nunca esquiei na vida, o Monte Bianco é exclusivo para aqueles que querem esquiar ou é possível apenas "turistar" e, caso eu resolva arriscar uma esquiada, é possível realizá-la sendo que nunca pratiquei? Outra dica que gostaria é com relação às roupas que devo levar...
    Obrigado e parabéns novamente!!!!
    guilhermehmagrini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, esquiar sem fazer uma aula antes para ao menos aprender a brecar , eu nao faria!
    Não esquiamos ( ou melhor não esquiaram...eu esquiei apenas uma vez há muito tempo) exatamente no Monte bianco quando fomos mas na cidade de La thuile onde tem uma flat/ hotel muito bom pertissimo das pistas.
    Na regiao do Valle d'Aosta vc tem algumas opçoes como La thuille (super pequena e indicada para quem vai esquiar mesmo) , Courmayer ( otima cidade para turistar além das pistas) e cidade de Aosta mas já perde um pouco o encanto pelo que vi. Todas com boas pistas perto.
    Caso vc nao fale italiano perca um pouco de tempo para encontrar uma escola de esqui que tenha instrutor que fale ingles. Se for esquiar poucos dias, reserve as aulas antes.
    Nao tenho nenhuma escola para te indicar pq meu marido e filho fizeram aula em Bardonecchia, outra estaçao de esqui òtima, mas no Piemonte.
    Quanto as roupas, leve umas camisetas térmicas para usar embaixo, especialmente a noite ou assim que o sol se por, meias grossas e quentes, um casaco quente mas leve no peso.
    Sapatos para andar na neve e calça para esquiar são complicados de substituir. Uma passada em uma loja da Decathlon (www.decathlon.it/) resolve. Voce encontra as camisetas, calça para esquiar e os sapatos para a neve (nao para o esqui) por preços bem acessíveis.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gianna, Adorei suas dicas, agora gostaria de saber se nesta época do ano (final de dezembro) vale a pena conhecer de carros essas regiões do Monte Bianco?? Tem condição nas estradas de fazer um passeio desses com esse inverno todo? Não sei se vamos esquiar, mas gostaríamos de pelo menos andar no teleférico e conhecer as cidades das fronteiras. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Jaci
      Sim, Vale muito a pena. Não sei se vc vai pela Suíça, França ou Itália.
      Pela Itália pode dar uma parada na cidade de Aosta e procurar um bom restaurante e experimentar uma boa polenta típica da região
      pode se hospedar em Courmayeur ou próximo ou ainda em Chamonix que é charmosíssima!. As estradas são ótimas. nas cidades pequenas se nevar muito vai ter que usar corrente mas geralmente os pneus de inverno já ajudam muito e são obrigatórios ( ou as correntes à bordo). Quando alugar o carro insista nos pneus invernais .

      Excluir

Deixe seu comentário e dê também suas dicas italianas. Seja benvindo!